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São Paulo, SP, Brazil
Estudou Composição e Habilitação em Regência na UNESP. Agraciado com bolsa de estudos (scholarship) e graduado em Professional Music, Class of 1995 by Berklee College of Music em Boston, E.U.A. Foi monitor e instrutor no laboratório de síntese de som da "Berklee College of Music", auxiliando alunos de 1990 à 1995 e tocando como pianista solo, duo, trio e quarteto, de 1990 até 2000. Foi líder da banda de Jazz Paulo Tozzi Trio em Boston. Quando voltou ao Brasil, em 2000, trabalhou na Pinacoteca de São Paulo como monitor e pesquisador. Em 2002 e 2018 foi finalista no concurso "USA Songwriting Competition" nos E.U.A concursada na cidade de Ft Lauderdale na Florida. Tocou na banda de Jazz, Latin Jazz: Lounge Box patrocinado pelo Flat Landmark Residence e é pianista no Paulo Tozzi Trio (formado em 2013, no Brasil). Estudou (2017 - 2017) fotografia na Primelight escola de fotografia.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mecanismo do Piano

TECLADO

Praticamente todos os pianos modernos têm 88 teclas (sete oitavas mais uma terça menor, desde o lá0 (27,5 Hz) ao dó8 (4.186 Hz)). Muitos pianos mais antigos têm 85 teclas (exatamente sete oitavas, desde o lá0 (27,5 Hz) ao lá7 (3.520 Hz)). Também existem pianos com oito oitavas, da marca austríaca Bösendorfer. As teclas das notas naturais (misol e si) são brancas, e as teclas dos acidentes (dó ♯ré ♯fá ♯sol ♯ e lá ♯ na ordem dos sustenidos e as correspondentes (enarmonicas) ré ♭mi ♭sol ♭lá ♭ e si ♭ na ordem dos bemóis) são da cor preta. Todas são feitas em madeira, sendo as pretas revestidas geralmente por ébano e as brancas de marfim, já em desuso e proíbido no mundo, ou de material plástico.



PEDAIS



Os pianos têm geralmente dois ou três pedais, sendo sempre o da direita o que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som. Permite executar uma técnica designada legato, como se o som das notas sucessivas fosse um contínuo. 
O pedal esquerdo é o chamado una corda. Despoleta nos pianos de cauda um mecanismo que desvia muito ligeiramente a posição dos martelos. Isto faz com que uma nota que habitualmente é executada quando o martelo atinge em simultâneo três cordas soe mais suavemente pois o martelo atinge somente duas. O nome una corda parece assim errado, mas nos primeiros pianos, mesmo do inventor Cristofori, o desvio permitia que apenas uma corda fosse percutida. Nos pianos verticais o pedal esquerdo consegue obter um efeito semelhante ao deslocar os martelos para uma posição de descanso mais próxima das cordas.
O pedal central, chamado de sostenuto possibilita fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas estão acionadas no momento do acionamento dos pedais. As notas atacadas posteriormente não soarão livremente, interrompendo-se assim, o pianista de soltar as teclas. O pedal sostenuto foi o último a ser incrementado ao piano. Atualmente, quase todos os pianos de cauda possuem esse tipo de pedal, enquanto entre pianos verticais ainda há muitos que não o apresentam. 
Em muitos pianos verticais, nos quais o pedal central de sostenuto foi abolido, há no lugar do pedal central um mecanismo de surdina, que serve apenas para abafar o som do instrumento.

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